4 dicas fundamentais para atender clientes de forma satisfatória

Atender clientes de forma satisfatória, ou seja, de modo a proporcionar uma boa experiência, é um objetivo que todas as empresas compartilham. E um dos motivos disso é o fato de a qualidade do atendimento ser determinante para a construção de uma relação de confiança.

Sendo que, na prática, esse é só o primeiro passo de um longa caminhada. Até porque, atender bem deve ser um processo permanente. Assim, é necessário proporcionar uma experiência incrível desde o primeiro contato do cliente com a empresa até as interações pós-venda.

Por isso, para ajudar a sua empresa com essa questão, mostraremos abaixo 4 dicas fundamentais para proporcionar um atendimento satisfatório. Confira!

1. Analisar o perfil do cliente e atendê-lo de forma personalizada

Não a nada mais satisfatório para o cliente do que receber um atendimento que tenha como características a personalização e o que pode ser chamado de “gatilho da antecipação”.

Na prática, isso acontece quando a empresa apresenta soluções para a demanda ou problema do cliente antes de ele detalhá-los. Fazer isso transmite autoridade e gera empatia e confiança.

Porém, para conseguir ter essa capacidade de personalização e antecipação, é essencial conhecer detalhadamente o perfil do cliente. É por isso que se faz indispensável que as empresas analisem minuciosamente as características e preferências do seu público-alvo.

2. Disponibilizar vários canais para atender clientes

A quantidade de recursos tecnológicos voltados à interação é gigantesca atualmente. E, mesmo entre clientes com perfis semelhantes, existem preferências distintas em relação aos canais de comunicação.

Por isso, as empresa precisam disponibilizar diversos canais para atender clientes. Isso, além de ser uma forma de “abraçar” todo o público-alvo, transmite a ideia de adequação às inovações tecnológicas.

Nesse sentido, alguns dos canais de atendimento indispensáveis atualmente são:

  • Chat on-line;
  • Aplicativos de mensagens (WhatsApp Business, por exemplo);
  • Telefone; e
  • E-mail corporativo.

3. Proporcionar uma excelente experiência também no pós-venda

Não dar a devida atenção para o atendimento pós-venda ainda é um equívoco cometido por muitas empresas. E isso significa dar um tiro no próprio pé.

Isso porque, segundo o que sugerem algumas pesquisas, atrair e conquistar novos clientes requer um investimento 5 vezes maior do que aquele necessário para reter e fidelizar pessoas que já fizeram uma compra.

E o atendimento – as interações – pós-venda é crucial nesse processo de retenção e fidelização. Dessa forma, as empresas precisam se atentar a essa questão e atender clientes com excelência também nesse estágio da relação.

4. Gerar e avaliar métricas sobre a qualidade do atendimento oferecido

É impossível melhorar o atendimento se a empresa não souber em quais aspectos ainda existem ajustes a serem feitos. Assim, é crucial gerar e avaliar métricas sobre todo o processo. Para isso, existem algumas ações importantes, tais como:

  • Fazer pesquisas sobre a satisfação do cliente com o atendimento;
  • Solicitar feedbacks em tempo real (no momento do atendimento);
  • Realizar questionários pós-venda;
  • Deixar sempre um canal aberto para que o cliente entregue feedbacks por conta própria; e
  • Usar ferramentas de automação e aplicativos para obter dados e analisá-los posteriormente.

Adotando essas medidas, é possível gerar métricas precisas e que podem ser usadas para a identificação de “pontos de melhoria”.

Conclusão

De acordo com as especificidades (tamanho, segmento…) de cada negócio, existem diferentes aspectos que influenciam a qualidade do atendimento. Porém, as 4 dicas destacadas acima certamente têm grande valor para todas as empresas que querem aprimorar o processo de atender clientes visando oferecer uma experiência satisfatória e encantadora.

Além de oferecer um bom atendimento, outro aspecto essencial para o sucesso de qualquer empresa é investir em planejamento estratégico. Por isso, não deixe de conferir também nosso artigo sobre esse tema!

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