Credere Consultoria e Fomento Mercantil Ltda

5 Motivos Pelos Quais o Factoring é Melhor Para Sua Empresa do Que Um Empréstimo

Principalmente devido aos impactos da pandemia de Covid-19 sobre suas atividades, muitas empresas estão passando por dificuldades e recorrendo a opções de crédito. Sendo que algumas têm optado por empréstimos junto aos bancos. Porém, você sabia que existe uma alternativa bem melhor (e sem ônus) para sair do vermelho? Estamos falando do Factoring.

Você ainda não conhece ou tem dúvidas sobre essa excelente opção para ajudar as finanças do seu negócio?

Então confira abaixo 5 razões que explicam por que o Factoring (fomento mercantil) é muito melhor para a sua empresa do que um empréstimo!

 

1. Inexistência de ônus futuro

No caso de um empréstimo, o que ocorre é o recebimento de crédito pertencente a um banco. Logo, é gerado um ônus futuro (a necessidade de quitar as parcelas do empréstimo). E isso certamente prejudicará consideravelmente a lucratividade do negócio nos próximos meses/anos.

Por outro lado, com o fomento mercantil, o que a sua empresa faz é uma operação de antecipação de recebíveis. Ou seja, ela recebe imediatamente (no momento da negociação) valores relativos a vendas a prazo (com pagamento previsto para semanas ou até meses à frente).

Desse modo, o que efetivamente acontece é a obtenção de créditos que já são pertencentes à sua empresa. Assim, não há nenhum ônus futuro.

 

2. Cobrança de taxas justas

Todo mundo sabe que as taxas de juros cobradas pelos bancos são abusivas. Sendo que, no caso dos empréstimos, mesmo quando é possível negociar, as porcentagens são bastante elevadas.

no caso do Factoring, as taxas cobradas no âmbito da antecipação de recebíveis equivalem a uma porcentagem muito pequena do valor envolvido.

 

3. Facilidade no processo de solicitação da antecipação de recebíveis

O processo de solicitação de um empréstimo junto a um banco envolve uma série de burocracias e detalhes.

No fomento mercantil, diferentemente, o processo é ágil e simplificado. Assim, não há a perda de tempo com a preparação de dezenas de documentos.

 

4. O Factoring proporciona agilidade no processo de recebimento do crédito

Trabalhando com uma boa instituição de Factoring, sua empresa obtém o crédito relativo à antecipação de recebíveis em pouquíssimo tempo.

No caso da Credere, por exemplo, realizamos a primeira operação em até 24 horas após a abertura do cadastro. É a agilidade que você precisa para ajustar as finanças da sua empresa rapidamente e conseguir priorizar outras tarefas relevantes.

 

5. Oferta de auxílio financeiro-administrativo especializado

As instituições de Factoring possuem equipes especializadas nos mais diversos aspectos financeiro-administrativos. Dessa forma, elas ofertam auxílio à sua empresa para diferentes questões. Nesse sentido, você consegue, entre outras coisas:

  • Terceirizar o seu departamento de cobranças;
  • Diminuir a ocorrência de casos de inadimplência; e
  • Facilitar os processos de compra de matéria-prima e equipamentos.

 

Conclusão

Todos os motivos mostrados acima são importantes e deixam claro que o Factoring é melhor do que os empréstimos. Porém, não ficar em débito com um banco é o maior diferencial de usar o fomento mercantil. Até porque, comprometer os lucros futuros (para pagar o empréstimo) é uma opção arriscada, pois afeta negativamente os resultados do seu negócio.

Se você está buscando uma alternativa de crédito para colocar as finanças da sua empresa em ordem, antes de pensar em recorrer a um empréstimo, conheça os serviços e benefícios que a Credere oferece para ajudar o seu negócio!