Veja como realizar boas vendas sem correr o risco de elevar a inadimplência!

A inadimplência é uma pedra no sapato de todo empreendedor. E o pior é que ela assusta inclusive antes de se consolidar. Ou seja, há casos em que o medo de não receber os valores devidos faz com que sejam perdidas boas oportunidades de aumentar as vendas.

Contudo, existem determinadas ações que ajudam o empresário a vender mais sem que ocorra o aumento da inadimplência. Por isso, destacaremos algumas dessas ações abaixo. Atente-se especialmente ao último item, pois trabalhar com uma factoring pode ser uma excelente maneira de evitar os temidos calotes!

Solicitar documentos pessoais e comprovantes de residência e renda

 

Além de serem utilizados para uma possível consulta do histórico do cliente, os documentos pessoais, como o RG e o CPF, ajudam a identificar a veracidade da assinatura, o que garante que a pessoa realmente é quem diz ser.

Em relação ao comprovante de residência (contas de energia, água, telefone…), ele é mais uma garantia de que o cliente não está tentando se passar por outra pessoa. Por sua vez, o comprovante de renda, que pode ser a carteira de trabalho ou a declaração do IR (Imposto de Renda), por exemplo, serve para comprovar que o cliente realmente tem condições de realizar os pagamentos acertados para os meses seguintes.

 

Consultar o histórico do cliente

 

Outra atitude essencial para reduzir a inadimplência é avaliar o histórico do cliente. Uma breve consulta ao SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e/ou à Serasa é suficiente para identificar se a pessoa está ou já foi negativada. Com isso, evita-se vender a prazo para quem é um potencial cliente inadimplente.

 

Jamais deixar de fornecer nota fiscal

 

Além de ser algo ilegal, realizar vendas sem fornecer a respectiva nota fiscal deixa a empresa exposta à inadimplência. Isso porque, caso o cliente não realize o pagamento dentro do prazo acertado, será bastante complicado acioná-lo legalmente sem que haja a apresentação da nota fiscal.

 

Aumentar os valores das vendas a prazo de maneira gradativa

 

Abrir uma linha de crédito elevada já na primeira compra é um equívoco que pode custar caro (literalmente). O indicado é aumentar os valores das vendas a prazo gradativamente, de acordo com a relação com o cliente. A confiança é um aspecto indispensável para que a empresa se disponha a abrir uma linha maior de crédito.

 

Trabalhar com uma factoring (fomento mercantil)

 

Muitas empresas, no intuito de evitarem a inadimplência, optam por trabalharem com uma factoring. Nesse sentido, existem três possibilidades:

 

  • Análise de crédito por meio de uma consultoria (a factoring analisa previamente a situação de cada cliente);
  • Antecipação de recebíveis (a empresa vende seus títulos creditórios à factoring, que assume a responsabilidade pela cobrança);
  • Terceirização do departamento de cobrança (a factoring passa a cuidar de todas as cobranças da empresa).

Todas essas opções acabam resguardando a empresa contra clientes inadimplentes. Além disso, no caso da antecipação de recebíveis, isso ajuda a manter um bom fluxo de caixa. Já a terceirização do departamento de cobrança, também proporciona a prestação de um serviço de melhor qualidade para os clientes.

 

Conclusão

 

A inadimplência realmente é um grande problema para qualquer negócio. Porém, como ficou claro, é possível realizar boas vendas sem correr o risco de ter prejuízo devido a clientes que não cumprem com os devidos prazos de pagamento. Adotando as boas práticas mencionadas acima, as chances de vender para maus pagadores são reduzidas de maneira significativa. E isso pode fazer toda a diferença para a manutenção das atividades da sua empresa.

Quer reduzir o risco de inadimplência na sua empresa? Então entre em contato com a Credere e veja como podemos ajudar você no tocante a essa questão!

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