Factoring e Fintech: como é esta relação nas operações financeiras?

Você sabe qual a relação entre Factoring e Fintech nas operações financeiras? No blog da Credere, é possível conferir um artigo que explica exatamente o que é factoring.

Mas e quanto às Fintechs, você sabe o que são e como elas se relacionam com as instituições de fomento mercantil (factorings)?

O intuito do artigo de hoje é justamente explicar isso. Confira atentamente e entenda a relação “Factoring e Fintech” no âmbito das operações financeiras!

Factoring e Fintech: definições

Para entender a relação entre factoring e Fintech, é essencial saber primeiro a definição de cada uma e o que exatamente elas fazem.

 

Factoring

Uma factoring é uma instituição (de fomento mercantil) que disponibiliza uma série de serviços às empresas. Sendo que a antecipação de recebíveis é aquele de maior destaque, já que, na prática, viabiliza que as empresas obtenham à vista (no momento da concretização da operação) valores referentes a vendas a prazo.

Trata-se de uma ótima alternativa para manter o fluxo de caixa saudável sem precisar, por exemplo, fazer empréstimos.

 

 

Fintech

O nome Fintech representa a unificação de duas palavras (Financial e Technology). Assim, basicamente, pode-se definir as Fintechs como “empresas que associam serviços financeiros e tecnologia”.

Essas empresas investem no desenvolvimento das mais diversas inovações no âmbito das operações financeiras.

Como resultado, as Fintechs, assim como as factorings, representam, especialmente para as empresas de pequeno e médio porte, um caminho mais prático (menos burocrático) e acessível do que os tradicionais bancos em relação à obtenção de crédito (além de disponibilizarem outros serviços).

Relação entre Factoring e Fintech nas operações financeiras

Usando o que a tecnologia disponibiliza de mais moderno, as Fintechs conseguem oferecer, entre outras coisas:

  • Serviços inovadores de pagamento online;
  • Liberação simplificada de crédito.

Com isso, elas facilitam a vida dos clientes ao oferecerem vantagens como soluções totalmente digitais e taxas competitivas.

Mas, afinal, como Factorings e Fintech se relacionam?

Ambas focam em facilitar a vida dos usuários. Com isso, ao trabalharem em parceria, elas podem se beneficiar mutuamente e gerar diversas vantagens para os seus clientes.

 

Em parceria com uma Fintech, uma factoring pode, por exemplo, antecipar recebíveis de cartão de crédito.

As Fintechs podem negociar os direitos creditórios dos seus clientes, comercializando-os com as factorings. Desse modo, uma Fintech pode “gerar” muitos recebíveis para a factoring parceira.

Com isso, a empresa de fomento mercantil obtém mais “negócios” e, paralelamente, a Fintech facilita a vida dos seus clientes.

A relação entre Factoring e Fintech pode ser muito benéfica para as próprias instituições e para os seus clientes. Isso porque, juntas, elas oferecem serviços mais amplos e complementares. Ou seja, essa relação abre portas para uma série de novas oportunidades e vantagens.

Entre em contato agora mesmo com a Credere e conheça nossas soluções completas para a antecipação de recebíveis!

Compartilhar: