Entenda as Diferentes Modalidades do Factoring

Em um artigo anterior, explicamos o que é factoring e como ele pode ser solicitado. Lendo-o, você entenderá do que se trata o fomento mercantil e como a sua empresa pode fazer uso dele. Porém, também é importante entender as diferentes modalidades do factoring.

Isso é essencial para que você saiba qual opção melhor se encaixa a demanda do seu negócio. Por isso, o intuito do artigo de hoje é exatamente mostrar os detalhes de cada uma das modalidades do factoring.

Confira com atenção e entenda os detalhes de cada alternativa!

Factoring Convencional

O factoring convencional é a modalidade na qual a factor (instituição de fomento mercantil – também chamada de factoring) adquire direitos creditórios do cliente (empresa fomentada).

 

Essa é a modalidade mais comum no Brasil e se caracteriza pela realização de um contrato de fomento mercantil. É uma excelente maneira de as empresas receberem à vista os valores referentes às suas vendas a prazo (antecipação de recebíveis).

Factoring Maturity

No maturity a factoring assume o risco da inadimplência. No dia do vencimento é pago ao cliente, mesmo que o título não tenha sido liquidado. Funciona quase como um seguro de crédito, mas essa modalidade é pouco utilizada no Brasil.

Factoring Trustee (Convencional + Maturity)

Essa modalidade realiza a gestão de contas a pagar e contas a receber do cliente. As duplicatas são colocadas em cobrança simples e se forem liquidadas podem ser pagas as contas do cliente, mediante cobrança de uma comissão pelos serviços de contas a pagar e receber.

Factoring Internacional (de Exportação)

O factoring internacional (ou factoring de exportação) se caracteriza quando há a exportação de bens e/ou serviços. A operação sempre é intermediada por duas factorings, cada uma de um país e, naturalmente, representando cada empresa envolvida.

Trata-se de uma boa alternativa para empresas que querem realizar exportações sem se preocuparem com toda a burocracia envolvida.

 

Factoring Matéria-Prima

Nessa modalidade, a factoring realiza a compra de matéria-prima – junto a um fornecedor – para a empresa-cliente.

Posteriormente, com os recursos obtidos com a comercialização dos produtos produzidos com essa matéria-prima, a empresa realiza o pagamento à factoring.

Modalidades do Factoring Com e Sem Recursos

Essas modalidades se referem ao pagamento dos recursos investidos pela factoring. Para exemplificar, imagine que uma factoring adquiriu títulos creditórios de uma empresa. A diferença entre as duas modalidades é a seguinte:

  • Com recursos (caso os títulos não sejam pagos pelos devedores, a empresa tem que reembolsar a factoring);
  • Sem recursos (a factoring assume totalmente o risco da inadimplência, assim, caso os devedores não realizem o pagamento, o prejuízo é dela).

 

Conclusão

É inquestionável que o fomento mercantil é um grande aliado das empresas. Especialmente no caso dos serviços de antecipação de recebíveis, ele pode ser determinante para a saúde financeira de um negócio. E entendendo cada uma das modalidades do factoring, você saberá qual escolher de acordo com as necessidades e condições da sua empresa.

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