Você sabe o que faz uma factoring?

Em diversos artigos publicados aqui no site da Credere, na sessão NOTÍCIAS E INFORMATIVOS, falamos sobre factoring. Porém, para que você conheça esse tipo de serviço com maior riqueza de detalhes, no texto de hoje mostraremos os principais aspectos relativos a esse assunto de maneira mais explicativa.

Você saberá do que exatamente se trata uma factoring, quais serviços ela disponibiliza e quais benefícios oferece aos seus clientes. Acompanhe com atenção e veja como pode ser vantajoso para o seu negócio manter uma parceria com uma factoring!

O que exatamente é factoring?

Antes de apresentarmos a correta definição de factoring, é fundamental deixar claro que, diferentemente do que pensam muitas pessoas, ela não se trata de um banco nem de outro tipo qualquer de instituição financeira que necessite de autorização do BACEN (Banco Central do Brasil) para manter suas atividades. Até porque, não há, por exemplo, a captação de recursos, o empréstimo de valores às empresas ou a ocorrência de uma operação de crédito.

Na verdade, factoring pode ser definida como uma atividade comercial que é mantida em consonância com regras do direito brasileiro e internacional. É uma sociedade (anônima ou limitada) de fomento mercantil que não necessita de autorização do BACEN para manter suas atividades, pois sua legalização é feita por meio da posse dos seus atos constitutivos pela Junta Comercial. Vale destacar ainda que as factorings brasileiras são obrigadas ao seu registro junto ao COAF, e encontram respaldo nas boas práticas recomendadas pela ANFAC (Associação Nacional de Factoring) e SINFAC-SP (Sindicato das Sociedades de Fomento Mercantil Factoring de São Paulo).

O que faz (quais serviços oferece) uma factoring?

Em resumo, o que uma factoring faz é comprar direitos creditórios ou ativos decorrentes de vendas a prazo, o que é denominado de antecipação de recebíveis, já que, ao adquirir os títulos que serão quitados no futuro, ela paga (aos donos originários) os valores relativos a eles à vista. Além disso, uma factoring também presta alguns outros serviços, como:

  • Avaliação de crédito (diminuindo o risco de as empresas serem vítimas de golpes);
  • Realização de cobranças;
  • Terceirização do seu departamento de crédito e cobrança.

Quais as vantagens de trabalhar com uma factoring?

Todo empresário sabe que contratar crédito junto aos bancos é um péssimo negócio, afinal, os juros são exorbitantes. Por isso, a possibilidade de obter crédito – por meio da antecipação dos seus recebíveis – sem gerar dívidas (parcelas para pagar nos meses seguintes, incluindo os juros abusivos) é a principal vantagem que uma empresa obtém ao trabalhar com uma factoring. Porém, com base no que foi mencionado no tópico anterior, existem vários outros benefícios. Alguns dos principais são:

  • Aumento das vendas em decorrência de ter sempre um bom capital de giro;
  • Diminuição da inadimplência;
  • Transforma vendas a prazo em vendas à vista;
  • Uma gestão financeira mais ágil e eficiente;
  • Melhores negociações de títulos;
  • Serviço de cobranças mais eficiente;
  • Não exigência de reciprocidades para obtenção de crédito.

Como foi possível compreender ao longo do texto, uma factoring presta diversos serviços que oferecem grandes benefícios às empresas. Dessa forma, trabalhar em parceria com um prestador desse serviço pode ser um passo decisivo para que o seu negócio consiga alavancar seus resultados.

Por isso, se a sua empresa precisa de um parceiro financeiro, mas quer fugir dos juros abusivos cobrados pelos bancos, solicite uma visita de um consultor da Credere! Certamente conseguiremos desenvolver uma solução justa, personalizada e eficiente para a sua demanda!

 

Compartilhar: