Você sabe o que difere uma factoring de um banco?

São muitas diferenças entre um banco e uma Factoring, mas a principal diferença básica é que o banco faz intermediação financeira captando recursos do público e emprestando para tomadores em contrato de mutuo, enquanto a factoring somente trabalha com recursos próprios, na compra de recebíveis.

Portanto a factoring não capta recursos e assim não coloca em risco a poupança do público.

Tampouco a factoring faz empréstimos, pois sua principal função é a compra de papéis de crédito comerciais.

O banco cobra uma taxa de juros que envolve o custo da captação e inclui o spread num mercado extremamente concentrado, enquanto a factoring aplica um deságio chamado de fator que é a precificação da operação, livremente pactuado entre as partes num mercado altamente competitivo.

A factoring é portanto uma atividade comercial e por esse motivo não está subordinada a fiscalização do Banco Central.

Sendo assim os negócios realizados na factoring não impactam no seu risco junto aos bancos, liberando um maior limite de crédito para empréstimos nos bancos.

A factoring é também uma atividade de serviços, pois ela está muito próxima do cliente, geralmente pequenas e médias empresas, e pode ajudar em muitas questões do dia a dia, como preveni-lo contra fraudes, e inadimplência, permitindo que o empresário cuide das coisas importantes do seu negócio que ele conhece melhor do que ninguém.

Diferente que no banco que o empresário fala com o gerente que muitas vezes tem um poder limitado, na factoring ele consegue falar diretamente com seus proprietários, aumentando em muito a pareceria, e o pronto atendimento.

O banco estabelece limites de crédito chamado de risco cedente, enquanto as Factorings na sua maioria trabalham no risco sacado, aquele que vai pagar a conta, permitindo dessa maneira que a factoring tenha como clientes cedentes inclusive aqueles negativados nos órgãos restritivos de crédito.

Por fim, a factoring tem crescido pois o custo do fator que cobra pode ser muito mais barato que o banco, pois ela não exige outras reciprocidade normalmente exigida pelo banco, tais como compra de títulos de capitalização, saldos médios, contratação de seguros, etc.

No banco muitas vezes nas contas garantidas é necessário disponibilizar até 130% de garantias adicionais de duplicatas, enquanto na factoring esse adicional de 30% pode se tornar dinheiro vivo a vista, para financiar seu capital de giro.

Agora que você já conhece os principais aspectos que diferem uma factoring de banco, já pode optar pela melhor opção para sua empresa quando estiver precisando de crédito com entrega de recebíveis.

Contudo, vale destacar que, no momento de escolher uma factoring para ser a parceira do seu negócio, é essencial analisar bem as opções para contratar os serviços de quem realmente quer lhe ajudar a crescer.

Por isso a Credere, localizada em Guarulhos, é a melhor alternativa, presente no mercado há mais de 20 anos, certificada ISO 9001 há mais de 10 anos. Desenvolvemos soluções personalizadas para cada um de nossos clientes e empregamos constantes esforços para oferecermos sempre o melhor serviço possível.

Para conhecer melhor a Credere, acesse o nosso site ou entre em contato para tirar quaisquer dúvidas!

Hamilton de Brito Junior

Compartilhar: