Por que devo implementar um Plano de Negócios em minha empresa?

Abrir um negócio não é fácil e, se mal planejado, há uma grande chance de não dar certo. Por mais que sua ideia para o empreendimento seja muito boa e você esteja cheio de gás para colocá-la em prática, é preciso elaborar um Plano de Negócios para fazer com que sua empresa tenha um belo futuro pela frente, criando mecanismos para identificar não só o mercado, mas também os produtos e as necessidades dos clientes.

O que é?

De forma concreta, o Plano de Negócios nada mais é do que um documento que reúne todas as informações necessárias que definirão qual o norte a empresa deve seguir, apresentando quais os objetivos que o negócio pretende alcançar e qual a estratégia deve ser adotada para conseguir atingir a meta.

É uma maneira de organizar as ideias, identificar o caminho a ser percorrido e dar mais sustentação à administração, assim como fazer com que toda a empresa se conecte e fale a mesma língua. Assim sendo, fica muito mais fácil atingir os objetivos estabelecidos, tendo maiores condições de impedir que erros ocorram e permite ainda diminuir os riscos.

Por onde começar?

A primeira coisa a fazer é juntar o máximo de informações sobre o ramo que você quer empreender. Mesmo que a empresa já esteja funcionando, é necessário compreender tudo o que se passa nesse nicho antes de sentar para elaborar o documento. Por isso, pesquisar é a ação obrigatória nesse momento. São as informações obtidas nessa fase que serão que alimentarão seu Plano de Negócios.

Compreenda bem como funciona a área que você quer se dedicar e extraia o máximo de detalhes que conseguir. Lembre-se de procurar fontes seguras e que tragam informações precisas, pois isso te dará mais ferramentas para tornar seu documento mais otimizado.

Quais as etapas a serem seguidas para criar um plano de negócios?

Após fazer as pesquisas sobre o mercado no qual você quer empreender, o próximo passo é elaborar o Plano de Negócios seguindo alguns pontos importantes. São eles:

  • Sumário Executivo: traz, de forma resumida, a descrição da empresa, devendo ter, no máximo, 3 folhas. O importante aqui é dizer sobre o que é a empresa e o que a diferencia das concorrentes. Além disso, entram informações mais técnicas como: missão, tipos de produtos, perfil dos empreendedores, quem são os clientes, a localização, o investimento total, os indicadores financeiros, a forma jurídica e o enquadramento tributário. Aqui a ideia é ser simples e trazer as informações gerais do plano.
  • Análise de Mercado: nesse ponto é preciso aprimorar o conhecimento sobre os clientes, identificando o público-alvo. Para isso, é importante entender quem é o cliente, o que ele está comprando e o porquê. Tudo isso dará material que servirá como norte para as estratégias de marketing.
  • Plano Operacional: a ideia é trazer todas as informações de como se desenvolve o funcionamento do negócio, apresentando todos os processos e os indivíduos que estão presentes para a produção do seus produto ou serviço, além de como se dá a distribuição das encomendas e o tempo gasto com todas as operações.
  • Plano Financeiro: aqui é hora de colocar todas as informações financeiras no papel, estipulando todos os gastos, o fluxo de caixa, o capital de giro, a lucratividade, o retorno sobre investimentos, etc.

O que fazer para que o meu plano de negócios não dê errado?

Coloque nele sempre ideias claras e organizadas, para facilitar tanto para os gestores da empresa quanto para as parcerias com os fornecedores e até possíveis investidores. Planejar, estudar e se atualizar são as melhores ferramentas para que o plano seja bem feito e que possa ter efeitos reais e positivos no negócio. Lembre-se que o mercado mudou e que por isso o plano precisa ser sempre atualizado para não correr o risco de ficar desatualizado e sem sucesso.

Se todo esse processo parece muito grandioso e você precisa de ajuda, uma ótima opção é contar conosco da Credere pois temos os melhores profissionais para garantir que seu negócio saia do papel e alce vôos cada vez maiores.

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