Hora de planejar as contas do final do ano

O meio do ano costuma ser o momento em que os gestores de empresas começam a se preocupar com pagamentos de décimo terceiro e férias de seus colaboradores. Ocorre, em virtude até mesmo de acontecimentos inesperados, de não haver os recursos suficientes para que a companhia consiga cumprir com esses tipos de obrigações. Como alternativa aos tradicionais empréstimos, a antecipação de valores recebíveis pode ser empregada nestas situações.

Vale ressaltar que antecipar montantes dessa natureza pode ser mais seguro do que emprestar quantias de instituições financeiras. Quer saber como? Confira!

 

Entenda o que é “Antecipação de Recebíveis”:

Antes de qualquer medida que possa envolver as finanças da empresa, é fundamental que ocorra um planejamento detalhado acerca dos meses que antecedem e sucedem o período em que se almeja antecipar tais quantias. A antecipação de recebíveis consiste em se receber de modo antecipado o que só ocorreria em ocasiões futuras. Em outras palavras, os valores em questão são aqueles oriundos de duplicatas, boletos e montantes originários por meio de compras à crédito.

 

Antecipação x Empréstimo: compreenda a diferença

Recomenda-se que se antecipe tais valores quando há a necessidade de se quitar dívidas em curtos períodos. Uma vez que tem dinheiro em caixa, a empresa tem a alternativa de arcar com suas obrigações de caráter mais urgente, sem pagar juros altos por isso.

As taxas de juros menores podem ser facilmente entendidas em face dos recebíveis já serem algo esperado para as finanças da empresa, o que gera um risco considerado menor para as empresas credoras. O contrário ocorre em relação aos empréstimos, cujos índices de inadimplência podem ser maiores.

 

Em que situações recorrer a este recurso?

Pelo fato da antecipação de recebíveis ter como base capitais que serão de posse da empresa, torna-se mais em conta a contratação deste tipo de produto financeiro, se comparado com os empréstimos. Assim sendo, as dívidas que exigem rápida liquidação, como as obrigações trabalhistas, por exemplo, são as circunstâncias ideais para se contratar esta antecipação.

 

Como antecipar os recebíveis?

Um dos pontos mais importantes da contratação desse adiantamento é analisar minuciosamente o que cada empresa financeira tem a oferecer em termos de taxas de juros e facilidades. Desse modo, mais uma vez é preciso que se analise com cuidado cada situação a fim de que se verifique o que é mais vantajoso para a companhia.

Um dos procedimentos que a antecipação dos recebíveis possui em comum com os empréstimos é a análise do histórico que cada cliente possui. No caso, o que se verifica é se uma determinada companhia costuma ser ou não inadimplente. A solidez de cada instituição também faz parte de uma das etapas de análise na hora de se conceder este tipo de capital como antecipação. De modo geral, contudo, este procedimento financeiro costuma ser mais ágil do que os demais.

 

Antecipe seus recebíveis agora mesmo com a Credere!

 

 

Compartilhar: