Como continuar vendendo mesmo na quarentena

O isolamento social decorrente da quarentena é uma ação necessária no combate à proliferação do novo coronavírus. Porém, esse novo cenário se apresenta como um desafio para o mercado, que precisa repensar sua dinâmica e achar soluções práticas que permita a continuidade dos serviços. Para o empreendedor, esse momento pode gerar um medo inicial, mas também pode ser uma oportunidade de repensar a operação do negócio e torná-lo mais atrativo.

Assim sendo, para se sobressair num momento difícil como esse, será necessário se adaptar. O nível de adaptação vai depender da natureza do negócio, o que impacta também no nível de esforço e mudança para manter o empreendimento funcionando. O empresário precisará analisar os seus processos e encontrar um caminho para que a sua empresa continue a chegar até o cliente, podendo assim garantir a receita. Desse modo, duas boas formas de contornar o problema da quarentena é apostar na venda remota e no delivery.

Venda Remota

Com a impossibilidade de se estar fisicamente com o cliente, a venda remota pode ser uma boa opção para o seu negócio. Pode ser usando o telefone, por meio de chamadas tradicionais ou até mesmo por vídeo. Com a popularização de ferramentas como o whatsapp, é possível fazer uso de forma mais profissional, porém sem a necessidade de ir até o cliente.

Outra opção é a utilização de chat, que é um formato interessante principalmente para quem não gosta muito de falar via videoconferência ou por telefone. Um chat que responda rápido ao cliente e consiga guiá-lo de maneira precisa poderá ser uma ótima aposta para manter uma boa média de conversão de vendas. Além disso, um chat eficiente pode gerar no cliente a percepção de que a empresa está sempre pronta para atendê-lo.

Vale lembrar que, se ainda não é o seu caso, talvez seja a hora de apostar com mais força no e-commerce. Com essa ferramenta você consegue alcançar um número maior de clientes, que não precisam se deslocar até o seu estabelecimento. Além disso, caso seja a realidade do seu negócio, não será necessário ter vários vendedores aguardando para atender alguém, já que é o próprio cliente que faz todo o serviço.

Delivery

O delivery vem ganhando espaço na vida do consumidor, vide o crescimento dos aplicativos de entrega de comida. No combate à Covid-19, pela necessidade do isolamento social, o uso de tal ferramenta se tornou essencial para que a população consiga ter acesso a produtos com maior segurança. Por isso, adotar o delivery pode ser uma ótima opção para manter as vendas e garantir que seu caixa continue também saudável.

Por mais que seja normalmente utilizado para levar comida, o mercado de delivery vem crescendo e abrangendo o serviço para diversos tipos de segmentos. Com a vida corrida e a dificuldade de se deslocar pela cidade, seja pelo trânsito caótico ou pela falta de tempo, muitas são as pessoas que tem preferido que o produto venha até elas, e não o contrário. Adotando o delivery, além de possibilitar que seu produto chegue ao consumidor, você garante que o produto chegue de forma ágil e cômoda ao cliente, o que pode gerar um bom nível de satisfação.

O importante, antes de implementar o delivery, é pôr na ponta do lápis os gastos com a operação para ver se vale a pena utilizar essa ferramenta. Planejando corretamente, talvez você perceba que esse serviço pode ser incorporado à dinâmica do seu negócio e se transforme numa boa opção para atingir uma clientela maior do que a habitual.

Para ter maior conhecimento e analisar o que melhor se adequa ao seu negócio, uma boa opção é procurar profissionais capacitados para apontar qual caminho é viável seguir. Por isso que a CREDERE conta com os melhores especialistas para guiar o seu negócio ao sucesso mesmo em tempos de quarentena e crises.

 

REFERÊNCIAS:

https://www.gdax.com.br/vendas-remotas/

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/dia-das-maes-na-crise-planeje-se-vender-durante-a-quarentena,34cdc1662ab51710VgnVCM1000004c00210aRCRD

https://bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/41dc3b709f7665ed704fae6663cec130/$File/19398.pdf

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