3 Dicas Simples e Eficientes para Fazer Sua Empresa Crescer

Fazer sua empresa crescer é uma meta constante na rotina de todo empreendedor. Porém, é claro que isso requer muito trabalho e diferentes habilidades. A boa notícia é que, diferentemente daquilo que ainda pensam algumas pessoas, é possível ampliar um negócio sem precisar fazer grandes investimentos (financeiros) ou aumentar as vendas rapidamente.

Na verdade, algumas atitudes relacionadas à rotina do empresário e da sua equipe (seja pequena ou grande) já podem proporcionar uma boa expansão, especialmente no longo prazo.

E é nesse sentido que destacaremos abaixo 3 dicas simples e eficientes para colocar seu negócio nos trilhos do crescimento. Confira!

 

1. Adote uma gestão financeira profissional para fazer sua empresa crescer

A falta de uma gestão financeira profissional é um dos grandes obstáculos na tentativa de fazer sua empresa crescer. Sendo que, no Brasil, esse é o principal motivo para que muitos negócios fechem as portas rapidamente.

Por isso, é essencial que você adote uma gestão financeira profissional. Sem isso, a sua empresa dificilmente conseguirá crescer de forma consistente. E, diferentemente do que pensam alguns empreendedores, é sim viável aprender a gerir as finanças de um negócio de forma profissional sem precisar investir muito.

Até porque, no caso dos negócios de pequeno porte (que não podem contratar alguém dedicado a essa área), o empreendedor pode aprender as melhores práticas – sobre questões como o fluxo de caixa – consumindo conteúdos gratuitos que estão disponíveis na internet.

O SEBRAE, por exemplo, oferece um curso gratuito sobre gestão financeira.

Outra ação importante relacionada às finanças é saber escolher as melhores opções na hora de buscar crédito. Nesse sentido, uma ótima dica é trabalhar em parceria com uma Factoring ou FIDC.

 

2. Invista forte em relacionamentos de valor e estratégias digitais

Um dos melhores caminhos para fazer sua empresa crescer é contar com divulgação externa. Ou seja, ter pessoas e outros negócios falando bem do seu empreendimento. E, para isso, é essencial construir relacionamentos de valor (o famoso networking). Para isso, são essenciais ações como:

  • A participação em eventos do seu nicho de atuação;
  • A construção de uma rede de contatos “interessantes”; e
  • A participação em grupos/fóruns (on-line) de debate sobre o mercado no qual a sua empresa atua.

Além da possibilidade de networking (como no caso da participação em grupos/fóruns), a internet viabiliza a criação de ações de marketing extremamente segmentadas (direcionadas ao público-alvo) e com grande alcance e potencial de retorno.

Dessa forma, não apenas, mas principalmente para os negócios menores, é essencial investir em estratégias digitais.

 

3. Use e abuse da utilização de ferramentas e recursos tecnológicos

Atualmente, surgem diariamente diversos aplicativos e ferramentas capazes de potencializar a performance/produtividade do empreendedor. Sendo que elas têm influência em diferentes aspectos da sua rotina.

Confira abaixo uma lista com alguns dos principais recursos tecnológicos (e suas respectivas funções) que, se usados adequadamente, podem ajudar a fazer sua empresa crescer:

  • Google Agenda (organização do tempo/rotina/tarefas);
  • Zoom e Google Meet (realização de reuniões virtuais);
  • Google Drive (armazenamento de arquivos na nuvem);
  • Canva (criação de layouts e imagens personalizadas);
  • Asana e Trello (plataformas de colaboração – ideais para trabalhos em equipe); e
  • Slack (compartilhamento de arquivos e realização de discussões em grupo).

Conclusão

Como ficou claro, algumas ações que, na prática, são bastante simples, podem gerar bons resultados no sentido de fazer sua empresa crescer. E o melhor é que, no longo prazo, esse crescimento viabilizará, agora sim, a realização de investimentos. Ou seja, a abertura de uma nova unidade ou a implementação de estratégias que gerem um rápido aumento nas vendas.

Além das ações mostradas acima, outra questão de grande relevância para o empreendedor é saber negociar bem. Por isso, não deixe de conferir também nosso artigo que apresenta 5 dicas para melhorar o seu poder de negociação

Compartilhar: