O que exatamente é uma factoring?

O fomento mercantil (factoring) é uma opção utilizada por muitas empresas atualmente. Sendo que a antecipação de recebíveis, em muitos casos, é determinante para que um negócio se mantenha no mercado. No entanto, ainda existem muitas empresas que, por não conhecerem muito bem esse serviço, acabam permanecendo em situações financeiras complicadas ou recorrendo aos bancos e suas taxas de juros abusivas.

Desse modo, com o intuito de esclarecer todas as dúvidas sobre esse assunto e mostrar como essa alternativa é interessante para as pequenas e médias empresas, explicaremos a seguir o que exatamente é uma factoring. Confira!

O que é uma instituição de fomento mercantil ou comercial (factoring)?

Uma factoring é uma instituição de fomento mercantil que tem como principal atividade realizar a compra de direitos creditórios. Ou seja, ela adquire títulos e ativos (operação denominada de antecipação de recebíveis) dos seus clientes – que haviam sido negociados para serem recebidos a prazo – e faz o pagamento dos valores referentes a eles à vista (sendo descontada uma pequena taxa).

Com isso, pode-se dizer que uma factoring tem como intuito ajudar pequenas e médias empresas a manterem seu fluxo de caixa positivo sem precisarem recorrer, por exemplo, a empréstimos e financiamentos junto aos bancos.

Vale ressaltar ainda que o fomento mercantil é uma atividade totalmente legalizada e que atua em conformidade com o direito brasileiro e internacional. Há inclusive uma associação, a ANFAC (Associação Nacional de Fomento Comercial), que dá respaldo às atividades das factorings.

O que faz uma factoring?

Como foi destacado anteriormente, o serviço que mais caracteriza as factorings é a compra de direitos creditórios. Contudo, as instituições de fomento mercantil também oferecem outros serviços aos seus clientes, tais como:

  • Avaliação de crédito dos clientes da empresa contratante do serviço de factoring;
  • Realização de cobranças (inclusive com a possibilidade de haver a terceirização do departamento de cobrança);
  • Apreciação e seleção de fornecedores;
  • Análise das contas que a empresa contratante tem a receber e a pagar.

Com a prestação desses serviços, uma factoring ajuda seus clientes, além da questão do fluxo de caixa (por meio da antecipação de recebíveis), a:

  • Diminuírem os riscos de sofrerem fraudes e serem vítimas da inadimplência;
  • Optarem por melhores fornecedores;
  • Manterem um trabalho eficiente em relação às suas finanças;
  • E prestarem um serviço de maior qualidade aos seus clientes.

Conclusão

Como ficou claro ao longo do artigo, uma factoring pode ser a parceira ideal para qualquer empresa que deseja se fortalecer no mercado. Exatamente por isso, é cada vez maior o número de empreendedores que, ao invés de se submetem aos altos juros praticados pelos bancos, optam pelo fomento mercantil como forma de manterem seu fluxo de caixa positivo.

Você gostou do conteúdo e quer saber mais sobre esse assunto? Então aproveite para conferir também este outro artigo que mostra como ocorre a operação de factoring!

Compartilhar: