Factoring: será que minha empresa precisa trabalhar com uma?

O factoring (fomento mercantil) é uma alternativa cada vez mais bem vista pelas empresas que querem manter suas finanças saudáveis sem precisarem se sujeitar aos juros abusivos dos bancos. Contudo, muita gente ainda tem dúvidas e receios a respeito desse serviço.

Por isso, mostraremos a seguir algumas perguntas que você deve fazer para descobrir se a sua empresa precisa trabalhar com uma factoring. Confira!

 

Você quer ter um fluxo de caixa positivo sem fazer empréstimos ou financiamentos?

Essa é a primeira pergunta que você deve se fazer para saber se sua empresa precisa trabalhar com uma factoring. Isso porque, como se sabe, para manter todas as suas atividades adequadamente, é indispensável que a empresa tenha um bom fluxo de caixa.

Dessa forma, se ela fizer vendas a prazos mais longos, por exemplo, pode não ser viável cumprir suas obrigações com os fornecedores e manter certas operações internas. Diante disso, uma alternativa muito utilizada é fazer empréstimos e financiamentos junto aos bancos. Porém, as altas taxas de juros cobradas acabam gerando dívidas para a empresa e prejudicando suas finanças.

Por isso, a melhor opção é trabalhar com uma factoring para realizar a antecipação de recebíveis. Essa operação permite que a empresa receba antecipadamente (por meio do fomento mercantil) os valores referentes às vendas a prazo. Ou seja, torna-se possível manter o fluxo de caixa positivo sem precisar recorrer a empréstimos.

 

A sua empresa tem como meta manter um ritmo constante de crescimento?

Empresas que querem manter um ritmo constante de crescimento precisam fazer novos investimentos. E ter uma parceria de longo prazo com uma factoring ajuda bastante nesse sentido.
Além da antecipação de recebíveis, uma empresa de fomento mercantil presta o serviço de análise de crédito dos seus clientes, diminuindo as chances de você ser vítima da inadimplência e de fraudes. Assim, eliminando esses riscos e mantendo um fluxo de caixa saudável, a tendência é que a sua empresa consiga se fortalecer cada vez mais no mercado.

 

Você deseja oferecer aos seus clientes serviços cada vez mais eficientes?

Muitas empresas enfrentam dificuldades em relação à cobrança das suas contas a receber. Sendo que isso acaba gerando certo desconforto por parte de alguns clientes.

Porém, tendo uma factoring como parceira, torna-se possível terceirizar o departamento de cobranças. Sendo que, por ter uma estrutura preparada para prestar esse serviço com excelência, a factoring o torna mais eficiente. Ou seja, além de poder estar sempre comprando equipamentos modernos e contratando colaboradores qualificados (graças ao fluxo de caixa positivo), sua empresa passará a oferecer serviços cada vez melhores.

 

Conclusão

Agora que você já sabe como descobrir se será um bom negócio para a sua empresa trabalhar com uma factoring, lembre-se de buscar uma parceira realmente qualificada. A eficiência da empresa de fomento mercantil é um fator decisivo para que o seu negócio realmente obtenha grandes benefícios com esse serviço.
Você quer trabalhar com uma factoring moderna, eficiente e comprometida com os seus clientes? Então solicite a visita de um consultor da Credere para conhecer todas as opções que temos à sua disposição!

Compartilhar: