Factoring! Ótima opção para pequenas empresas!

Momentos de instabilidade econômica como os que o Brasil vem vivendo nos últimos anos prejudicam a todos os tipos de negócios. Porém, no caso das pequenas empresas, isso acontece de maneira mais rígida. A busca por crédito, por exemplo, passa a ser algo ainda mais complexo e oneroso. Contudo, você sabia que o factoring (fomento mercantil) é uma ótima alternativa para tirar a pequena empresa do aperto?
Além de ser mais ágil que as outras opções de crédito disponíveis no mercado, o factoring se apresenta como uma ótima alternativa pelo fato de não fazer com que as empresas fiquem endividadas, como acontece quando elas fazem empréstimos, por exemplo. Quer entender melhor esse assunto? Então confira o artigo até o final!

De que maneira o factoring pode ajudar as pequenas empresas?

O factoring tem como um dos seus principais serviços a antecipação de recebíveis. Trata-se da compra de títulos creditórios pertencentes às empresas. É sabido que a maioria das empresas realiza a maior parte das suas vendas a prazo. Com isso, é necessário esperar vários dias (geralmente de 30 a 60) para receber os valores referentes a essas vendas.

Isso, especialmente no caso dos empreendimentos menores, pode fazer com que o fluxo de caixa seja prejudicado em alguns períodos, inclusive causando dificuldades em relação ao cumprimento das obrigações com os fornecedores ou impossibilitando a compra de equipamentos e matéria-prima.

Contudo, ao optarem pela antecipação de recebíveis junto a uma factoring, as empresas recebem à vista (em até 24 horas após a operação) aqueles valores que foram negociados a prazo com os seus clientes. Ou seja, o dinheiro entra no caixa rapidamente, possibilitando a adequada continuidade das atividades da empresa.

Por que o factoring é uma opção melhor que empréstimos e financiamentos bancários?

Os empréstimos e financiamentos são opções utilizadas por muitas empresas. Porém, isso nem sempre é uma boa escolha. Além de ficarem endividadas, as empresas têm que pagar taxas que, na maioria dos casos, são abusivas. Com isso, os lucros obtidos têm que ser usadas quase que exclusivamente para pagar a dívida.

Por outro lado, as empresas que optam pelo fomento mercantil não enfrentam esse tipo de problema. Por isso, pode-se afirmar que o factoring é uma opção melhor, entre outros motivos, porque:

  • A liberação do crédito ocorre com mais agilidade (toda a operação de factoring pode ser feita digitalmente) e rapidez (o dinheiro é liberado em até 24 horas);
  • Não gera dívidas para as empresas (pelo fato de elas estarem recebendo um dinheiro que já lhes pertence);
  • Possui taxas bem inferiores àquelas praticadas pelos bancos.

Conclusão

Dificuldades em relação às suas finanças prejudicam as atividades de qualquer empresa. Sendo que recorrer a empréstimos, em muitos casos, é apenas uma maneira de adiar o problema. Por isso, optar pelo factoring é uma decisão sensata e que pode gerar um resultado rápido, melhorando o cenário e viabilizando que a empresa retome o caminho do crescimento.

Quer usar o factoring para manter a sua empresa no azul? Então clique aqui e veja o passo a passo de como operar com a Credere Fomento Mercantil!

Compartilhar: